quarta-feira, 20 de junho de 2012

Terapia Ocupacional com a Família Polvo!



A brincadeira de picar papel rendeu por aqui. Uma brincadeira leve e divertida, que na verdade era um grande exercício motor, deixou marcas. Pedro não podia ver um jornal, ou um encarte de supermercado que imediatamente queria picar. E uma semana depois, ainda econtrava-se vestígios daqueles pequenos pedacinhos pelos cantos da casa. Mas quem pensa que a brincadeira foi só na casa dos Dore Albuquerque, está muito enganado! Vocês precisam ver o que aconteceu lá do outro lado dos trópicos! Então clica aqui no blog que AMO da Juliana Zenaide e veja o que a criançada aprontou. Divertidíssimo!

E por aqui, os "trabalhos" continuam. Para quem perdeu os últimos capítulos, volte aqui no post 'A dificuldade da simplicidade'. Estamos exercitando a coordenação motora fina, e nada como aprender brincando! Recebei muitas dicas maravilhosas e preciosas e posso afirmar que não há na blogosfera leitoras mais maravilhosas e atenciosas do que as minhas! Foram dicas, e-mails, de mães, profissionais, com sugestões, links e claro que coloquei alguns em prática. Gostaria de citar algumas queridas, mas tenho medo de ser injusta. Mas não poderia deixar de falar da Dani Moreno e Trícia Ferreira que super apoiaram. E devagar e sempre, vim mostrar para vocês como estamos indo.

Neste final de semana, nosso único e pouco tempo livre, nos reunimos para brincar de massinha, amassar papel em pequenas bolinhas e depois colá-las dentro de círculos, a fim de desenvolver o movimento de "pinça" dos dedinhos do meu pequeno. Mais uma vez não foi fácil, ele tentava roubar, burlar, amassando com a palma da mão, assim como no outro dia tentou picar o papel com os dentes, rs... Pedi calma, paciência, e acho que o envolvimento de toda a família reunida foi fundamental. No final das contas, já tínhamos formado um "saco" de pipoca, onde ele escreveu sozinho sem auxílio, com a letra "C" espelhada é verdade", mas absolutamente normal para seus 5 anos de idade. Não é fofo?!

Gênio!

E então brincamos de massinha. As amigas e leitoras me indicaram a "Play-Doh", me afirmando que apenas essa não gruda, não cheira mal, e elas tem toda razão. Não foi fácil de achar, após a 3º tentaiva encontrei, e valeu a pena, é tudo isso mesmo. Até Leo entrou na onda, com seus gritinhos de alegria, apertava e até queria comer! Cada um fez uma escultura e procurei com que Pedro estimulasse a ponta dos dedos fazendo por exemplo uma macarronada! Papai fez um mago, pastel, sorvete, Stella fez um taco e ficamos horas a fio concentrados brincando... e o melhor de tudo: TV desligada! Nada de Discovery Kids!



Macarronada, ou aranha?! rs

Stella, é de mentirinhaaaaa!!!!!!

Arte do Papai

Mago?!

Valeu Leozão!

Tb comprei tinta guache para pintura a dedo, lápis de cor fino e triangular, daqueles mais grossos, livros de pintar, e o que não nos falta são idéias para esses dias de feriadão da Rio + 20.



Mister Maker que se cuide, que a família polvo está na área! Rá! =)
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

Carol Damasceno disse...

que legal Mari.. Reunir aprendizado e diversão ainda mais com a família unida... Adorei!!!

Beijocas
Carol

Graziela Sales disse...

Brincar com os filhos é muito gostoso, alem de desenvolver a criatividade e habilidade deles.
beijos
maede4princesas.blogspot.com

Trícia disse...

Ai que maravilha Mari! Fico feliz que possa ter contribuído de alguma forma para este momento feliz em família, e que venham muitos outros como estes, pq tô com a OMO e se sujar faz bem!

Super feliz MESMO (de verdade verdadeiríssima!!!) com os avanços do Pedro, da participação do Léo (mas tô com ele, já quis comer massinha qdo criança, hehe) e até a Stella entrou na onda né? Ô coisa boa!

Você mostrou a arte na massinha de todo mundo, e a tua, cadê??? HUmpf...escondendo o jogo né dona Mari?? Coisa feia!!! kkkkkk....

Que vocês possam repetir estes dias, criar coisas novas e se divertir MUITO SEMPRE JUNTOS muitas e muitas e muitas vezes mais.

Bjo grande flor e se precisar, tô aqui!!!

Larissa Xavier disse...

adorei Mari, adoro essa massinha da Play Doh aqui só usamos essa, e confesso q adoro... :D esses dias em uma das escolinhas q fui conhecer a moça falou sobre esses exercicios de rasgar papel, fazer bolinhas, a ' pinça' dos dedos, e na hora lembrei de vcs, do seu post q tinha lido dias antes

bjinhus e muitas artes em todos os sentidos

Coisas de Tássia disse...

Adorei Mari! Realmente estas brincadeiras em família são ótimas, aqui em casa aproveitamos e brincamos muito sempre. Principalmente de massinha! É verdade Mr. Maker que se cuide!

Bjos

Sylvia disse...

é tudo de bom brincar de massinha né? E isso irá ajudar o Leo também, dá uma estimulada legal na coordenação dele... a tinta também hein? Beijos mil

Va e Ro Monteiro disse...

Queridona,ri do Mister Maker! rsrs vejo isso quase 24 horas! aafff precisdo colocar meu Branquelo de 7 anos pra 'desintoxicar' do Discovey Kids!! \0/

Legal q toda família mergulhou na brincadeira!

ótima dica aqui,pra Família Gondim Monteiro!



saúde e paz


Ro

Dani ♡ disse...

Adoro brincar com meus filhos com este tipo de brincadeira, aqui é casa as artes são nas paredes..tudo riscado, cortamos, colamos e pintamos de montão, compro massinha dessas baratinhas mesmo, em um minuto estão estão todas pretas de ser muito misturadas, ótimo exercício e é bom sem tv. Já estou ensinando meu bebê de 1 ano e 7 meses a saber das cores primarias, cê acredita que ele já identifica quando peço ele para pegar tal objeto de tal cor..graças ao exercício diários. Estimulos é tudo de bom..

beijão, em todos.

=)..

Gostei de todas as artes e a sua cadê hein???
heheee

Juliana (Contos de uma Mãe Pandora) disse...

Mari, que delícia!! Suas dicas e experiências são muito inspiradoras, dá vontade de fazer junto, sabe?
Aqui a dica do papel picado foi muito boa, adoramos e foi bem como você falou, tão simples e tão especial, agora, fiquei toda metida quando li um elogio vindo da mamãe polvo, ahhhhh, ruborizei... Que honra!!
Um super beijo e pode colocar muitas outras dicas boas aí que a gente confia!! Beijos linda!!

Juliana (Contos de uma Mãe Pandora) disse...

Mari, que delícia!! Suas dicas e experiências são muito inspiradoras, dá vontade de fazer junto, sabe?
Aqui a dica do papel picado foi muito boa, adoramos e foi bem como você falou, tão simples e tão especial, agora, fiquei toda metida quando li um elogio vindo da mamãe polvo, ahhhhh, ruborizei... Que honra!!
Um super beijo e pode colocar muitas outras dicas boas aí que a gente confia!! Beijos linda!!

Mamãe do Matheus disse...

Que legal Mari essa terapia!
Então quer dizer que logo vcs vão tomar o lugar do Mister Maker é?!kkkkk...agora pirei aqui nas idéias...Uhahahaha...fiquei imaginando a família polvo no programa...kkkkk
Brincar de massinha é tri legal!
Gosto de brincar com argila também.Vocês já brincaram com ela?
Os guris vão amar!Depois que seca as criações que foram feitas dá pra pintar e transformar em escultura!Tcharam!
Assim que abrir sol e secar o tempo aqui,nós vamos brincar.
É sempre bom ver uma família junto unida,se divertindo.
Beijos e boa tarde pra vcs!
#amigacomenta

Chris Ferreira disse...

Mari,
Adoooooooooro seu blog!
Você sabe, né?!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

E.M disse...

Uma ótima dica, deve fica uma bagunça e tanto depois.. mais é maravilhoso este tempo com nossos filhos! :D

Mayara disse...

Que legal Mari.. Adoro essa sua família linda... BEijos...

otilia cristina disse...

MARI ...QUE FAMILIA LINDA QUE VOCE TEM, QUE HORAS LINDAS ESSAS QUE PASSAMOS COM NOSSO FILHOS MARIDO FAZENDO ESSAS TERAPIAS QUE AJUDAM TANTO A TODOS NÃO É MESMO?
NOSSA VOCE NASCEU PRA SER MÃE MESMO EU SEMPRE GOSTEI DE FAZER ESSAS COISAS COM MEUS DOIS FILHOS O PAI DELES SEMPRE FOI AUSENTE TRABALHAVA FORA E MESMO QUANDO ESTAVA EM CASA NÃO GOSTAVA DE FAZER ESSES PROGRAMAS MAS EU E ELES NOSSA APROVEITAMOS MUITO ESSES MOMENTOS .
QUE LINDA DICA
QUE SAUDADE DOS MEUS PEQUENOS EM CASA ..

BEIJOS

E OLHA FIQUEI FELIZ DE VOCE TER IDO LA E DITO QUE VAI PASSAR .. TO COM UM MEDO DANADO MAS VOCE ESTA CERTA TEMOS QUE TER FÉ NA VIDA E ISSO EU TENHO

OBRIGADA

OTILIA

Ivana Luckesi disse...

Essas atividades todo mundo junto é tudo de bom!!! Adoramos massinha também Mari e acho uma atividade fantástica para estimular a coordenação motora e a criatividade.

Parabéns aos artistas!!!

Priscila Nascimento disse...

Família polvo que se preze permanece juntas, sempre. Amo este blog.

bjos,

Priscila - maededudu.blogspot.com

Martha disse...

Mari, no outro dia li o post sobre a "brincadeira" de picar papel e ela me fez refletir muito... principalmente que esse é um detalhe que parece tão pequeno e passaria tão despercebido se não houvesse uma pessoa responsável (em sua função) e ligada no desenvolvimento do Pedro na escola. Juro que pensei: Será que onde está, Laís teria isso? Será que é hora de me preocupar? Será que a escola de Laís tem esse preparo? Será que sou louca??? rsrsrs

Por fim.. achei melhor estudar um pouco mais, conversar com a diretora sobre as diretrizes na escola em relação ao desenvolvimento da pequena.. e brincar mais em casa.. por a mão na massa!!!!

Tinha que compartilhar isso com vc.. me fez pensar muito!!!!

Daí agora tenho ainda mais idéias para botar em pratica com a pequena!!!! AMEI a farra da familia disfarçada de terapia ocupacional!!! Mega lindos vcs!

Bj grade!

Adriana Engelmeyer Bouzan Lopes disse...

Adorei ver essa familia unida desse jeito.....amei....bjus