terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio + 20


O Rio de janeiro está em evidência. No mundo inteiro se fala na Rio + 20, a conferência das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável. A data oficial é amanhã, dia 20 de junho, mas a cidade já está repleta de eventos por todos os cantos desde o dia 13 deste mês. São palestras sobre sustentabilidade, fontes alternativas de energia, seminários, exposições, mostras, e diversas atividades ecológicas voltadas para o público infantil, afinal, são eles o futuro do planeta.

E nós fomos conferir de pertinho um desses eventos. No domingo fomos ao Planetário, na Gávea, conferir o documentário de uma amiga, a Bárbara Veiga, fotojornalista, ativista do Green Peace que viajou por 7 anos por esse mundão afora lutando para construir um futuro melhor para nosso planeta como ela própria diz e seu site bem AQUI. (não deixem de clicar, fotos imperdíveis!)

Ainda no Planetário, nos deparamos com uma casa sustentável, toda feita de papelão, garrafas pet, caixas de ovos, e Stella ficou encantada pois obviamente está estudando o tema na escola, e chegou na segunda-feira com muitas fotos e histórias pra contar!




Apesar das palestras todas em inglês sem tecla sap, gostei muito da estrutura, onde a tecnologia foi uma grande aliada com colaboradores via Skype em real time, e ainda um tradutor para a linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Vi inclusão e acessibilidade, apesar Leo nem ter ido com a gente.  No intervalo, brunch de altíssima qualidade oferecido com música ao vivo. Vibe boa!

A Rio + 20 vai até o dia 22 de junho, sinto a cidade segura, com um ar diferente, e certamente aproveitarei esse feriadão escolar para conferir outros eventos como este com as criancas. Oportunidade como esta, quem sabe talvez só daqui há 20 anos...

Imperdível!

6 comentários:

Maya Segers disse...

Queria morar no RJ só para ver tudo isso de perto... sonho com uma casa sustentavel, uma cidade sustentavel e enquanto isso naoa contece eu vou tentando do meu jeito ... beijos em vcs todos

Coisas de Tássia disse...

Que legal, estou acompanhando pela televisão. Nossa queria estar ai para participar.

Bjos

Mayara disse...

Legal Mari. Estou vendo pela tv também. Aproveita e veja de pertinho. Bjs..

Chris Ferreira disse...

Oi Mari, o Rio tá bombando mesmo. Tá cheio de programação boa para fazer com crianças ou sem crianças. Nesse dimingo você foi ao Planetário, eu fui no MAM e a Eliane foi no cCás do Porto. Adorei essa programção do Planetário.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Cora disse...

Má, talvez a Stella goste da Carta da terra para as crianças, que como o nome mesmo já diz é documento idealizado na primeira conferência em 1992, voltado para eles.

Além de ser um documento muito bonito é de altissíma importância!

segue o link:

http://www.cartadaterra.com.br/ctcriancas.htm

Beijão.

Dani e afilhadas disse...

Mari, eu estou trabalhando no Rio+20 no Parque doa Atletas e infelizmente não estou podendo visitar os outros locais. Mas dia 23 e 24 ainda tem Rio+20 em diversos lugares, aberto ao público.

Bjs Dani e afilhadas