domingo, 18 de março de 2012

Camarão na moranga!

Ok. Fiz mistério no FB sobre o prato de hoje, mas até meu maridão só soube o que era depois de pronto. E eu que não resisto, vim fazer uma edição extraordinária no blog! Ai que saudades de postar minhas receitas! Mas estava faltando novidades nos meus pratos de domingo, há algumas semanas só comemos fora neste dia. Procuro sempre fazer estes pratos mais elaborados sem obrigações, e hoje veio a inspiracão! Como vocês sabem, não como carne, então me limito aos peixes e frango, frutos do mar é sempre minha especialidade. Estou com desejo de fazer algo com abóbora, em busca do tempo perdido. Explico.

Comecei a comer abóbora de pouco tempo pra cá, e quem me ensinou a gostar foi Leo, que é louco por purê de abóbora. E não é que acabou virando parte do cardápio de casa!? A primeira idéia que veio a minha cabeça, foi camarão na moranga. Mesmo sem ter a menor idéia de como começar. Busquei receitas em sites de culinária na internet, mas nenhuma me agradou 100%. Foi então que resolvi arriscar, fazer à minha moda. Aproveitei a inspiração e inventei! E não é que deu certo?! Ainda bem que eu tentei!

Modéstia parte, foi um dos pratos mais deliciosos que já fiz nos últimos tempos! Hoje este almoço teve um ingrediente especial: prazer! Acordei inspirada, com disposição para ir a rua comprar os temperos fresquinhos, atrás da moranga perfeita e assim fiz. Saí sozinha, espairecendo dirigindo e coloquei a mão na massa ouvindo um bom som, sem 'ajudantes' (leia-se: Pedro Stella e cia).

O resultado não poderia ser melhor! Então posto aqui o passo a passo a vocês!

Ingredientes:

- 1 kg de camarão graúdo
- Abóbora moranga, por volta dos 3kg
- Azeite de dendê
- Azeite extra virgem
-  Cebola
- Alho
- Coentro
- Cheiro verde
- Pimenta do reino
- Leite de coco
- Catupiry
- 1 tomate
- 1 limão
- Sal a gosto



Limpe e descasque os camarões, e deixe-os marinando no sal, pimenta do reino e suco de 1 limão. Reserve.

1) Corte o topo da moranga como se fizesse uma 'tampa' com ela. Retire seu recheio, jogue fora as sementes e cozinhe a abóbora retirada de dentro na água e sal. Coe, faça um purê, e reserve.


2) Refogue o camarão reservado na frigideira, com um fio de azeite extra virgem, azeite de dendê. Primeiro a cebola e depois o alho. (qtde a gosto) Qdo os camarões já estiverem no ponto (ou seja, rosa), acrescente o coentro, cheiro verde e tomate picadinho. Misture.

3) Acrescente o purê de abóbora reservado, o leite de coco, deixe ferver um pouco e depois coloque o catupiry por último. Certifique-se de que ele está bem dissolvido. Pronto! Por fim, é só colcar dentro da moranga e servir!

Para não perder tempo, ando comprando alho descascado, cebola já previamente picada e até couve fatiada! Não é um luxo!?




Como acompanhamento, fiz arroz branco básico e farofa com couve. Uso uma farinha de mandioca artesanal deliciosa. Primeiro refogo a couve (que já vem fatiada fina!) na manteiga, e depois a farinha. Feito um acompanhamento!




E o resultado?! Aqui ó:



E olhem quem aprovou a invenção!

Esse daí sabe o que é bom! 

DI-VI-NO é pouco para esse prato dos deuses! Servidos!? =)

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Roberta Berrondo disse...

Não gosto de abobora mas esta tua farofa de couve realmente é tudimelhordavida... Hugo até hoje fala da tua caldeirada e olha que nem fã de frutos do mar o bofe é... saudades de vcs

Renatha Talon Kluiber disse...

Hummmmmmmmm........ Senti até o cheiro!!

Eu não comia camarão, o Le que me ensinou a gostar do bichinho e hoje eu adoro!!!

Já anotei tua receita, falta só a inspiração! rsrs....

Beijos!!

Pandora disse...

A melhor forma de cozinhar é assim, quando dar na telha!!! Eu também amooo fazer isso, da vontade de fazer algo, pesquiso na net, vou comprar os ingredientes... O povo aqui em casa as vezes me pergunta o que vou fazer eu respondo: "Risco", ai todo mundo já sabe que vem algo bom e fica um climão gostoso no ar!!! É ótimo!!!!

E deu pra sentir daqui o clima gostoso que rolou ai, o Leo com certeza sabe o que é bom \o/

A proposito, jerimum é ingrediente cativo aqui em casa, assim como a farinha, eu amei a receita!!!

Boa Semana Mari!!!

Mãe 24h disse...

Acho esse prato lindo...Queria gostar de abóbora,mas naum consigo...rs...Mas essa farofaaaaaaaaa!hummmmm Bjs jamile *-*

Irleyse Garcia Costa de Sa disse...

Oi Mari, semana passada meu almoço foi esse prato! Amo abobora tb.
Vou fazer a farofa de couve com certeza.
bj

Aline disse...

Ai não,para..CONGELA...que d-e-l-i-c-i-a!!!!!!!!

Amo todos esses igredientes..realmente deve ter ficado divino!!

Faz isso comigo não fia,to fazendo janta..e me deu água na boca de ler o passo-a-passo...assim é crueldade d+..rsrsrr

Beijos e em especial hj pro Leo..que pelo jeito super aprovou o almoço!

Coisas de Tássia disse...

Mari vi no FB e amei!!! Vou tentar fazer por aqui!

Bjos

Renata Marques disse...

Estava super hiper inspirada! As fotos indicam que o gosto devia estar à altura das imagens.

Patty disse...

Mari eu acompanho as aventuras dessa family aqui quietinha, mas esse almoço ficou com cara de tudo de bom hein...humm

Mesmo nao curtindo camarão, arriscarei com frango! e a farofa OMG! me destes uma otima idéia do que fazer com couve!

Lavínia Costa Monteiro disse...

Água na boca!!!!

Janaína Mascarenhas disse...

Tô aqui babando... Amo camarão na moranga!

Caroline disse...

Mari, eu descobri a maravilha de gostosura que é o camarão a pouco tempo.. o único porém é que o marido não gosta de abóbora.. vou esperar ele ir pescar e tentar a receita.. Realmente pareceu estar DI-VI-NO!! Hummmmmmmmmmm!!

Tatiane disse...

Nossa fiquei com água na boca, sempre tive vontade de comer camarão na moranga, vou tentar fazer a receita.

Bjs

Lu Novaes disse...

AMO abóbora, não como camarão (sou vegetariana). Mas que esse prato ficou com uma cara linda, ficou! Essa farofa minha mãe e eu fazemos sempre! Ela me ensinou esse ano! hahaha Uma delícia! So que ela não coloca dendê, não! Por causa de Matheus que já come da nossa comida.
Vou mostrar pra ela, vai que ela se aventura a fazer? E eu faço pra mim sem o camarão, só o purê de abórora bem incrementado! hahaha
Beijos

Adriane Souto disse...

ai que delííííííííííííííícia
EU QUERO!