quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Porquê!!?!?!?!?!???




Pedro está na fase do PORQUE. Tudo na vida dele é "porquê" e ele espera resposta convincente que quase sempre vem seguida de outro "porquê". Mas quem disse a ele que mãe sabe tudo!? Muitas vezes essas perguntas simplesmente não tem porquê!

Porquê vamos ao supermercado?
-Porque temos que comprar comida.

Porquê temos que comprar comida?
-Pra gente se alimentar!

Porquê temos que nos alimentar?
-Pra ficar forte!

Porquê temos que ficar forte?
-Pra ficar inteligente!

Pq ficar inteligente?!

...E não acaba nunca,é um diálogo sem fim!rss...

Quem tem filho na fase dos 2 aos 5 anos sabe o que estou dizendo. A fase mais importante da vida da criança. Fase egocêntrica onde a criança ainda não tem a nocão de se colocar no lugar do outro,tudo pra ela tem que ter uma explicação,tem que ter um porquê. E assim é a fase de assimilação de respostas,por isso a importância de uma "boa" resposta vindo de nós mães e pais.

Vejo essa fase como responsável pela formação intelectual,de personalidade e identidade do ser humano,onde eles são nosso reflexo,por isso essa grande responsabilidade da maternagem. Ao meu ver o homem que meu filho será é consequência direta da 1º infância. Vejo isso pela diferença entre educação de meus filhos.

Stella teve uma 1ª infância muito diferente da do Pedro por adversidades da vida e hj aos 10 anos vejo o qto refletiu na identidade dela hj. Mas isso é um capítulo a parte...

Para mim a palavra chave é PACIÊNCIA. Nunca peço aos céus dinheiro,prosperidade,amor,alegria,pq isso é 'fácil' diante da arte de ser paciente. Bem que podiam vender paciência a kg,mas a vida não é assim! Então só o que peço na vida é paciência para seguir em frente criando pessoas seguras de si,independentes e autênticas.

A boa notícia é que fase é passageiro,fases passam! Mas pq essa fase parece tão longa?!

Alguém sabe me dizer PORQUÊ!?!??!!??!?!!?!?


**Acima o vídeo da Adriana Calcanhoto que diz tudo sobre a fase do Porquê!Nós adoramos!:)
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

Fabi disse...

Estamos exatamente na mesma fase aqui... mas o Matheus invés de por que decidiu mudar um pouquinho e as veses é pra que??? rsss
E ainda temos alguns anos pela frente no por que...
Vc disse td paciência é a palavra chave...

Cristiane Mota disse...

Ai, ai... paciencia é a chave de tudo.. meu pimpolho ainda nao fala direito, esta com 8 meses, mas acho que vai ser muito bacana esta fase.

Prazer, Cristiane, moradora do rio tambem, mae de primeira viagem, do Bernardo e sua seguidora agora :)

Taia Assunção disse...

Paciência...essa é a palavra. Mas passa essa fase e vem outras. E novamente pedimos Paciência...rsrsrs. Beijocas!

Nikyta Junqueira disse...

Oi mari,
Eu tenho 3, um de 3, um 11, e uma de 13... E posso que garantir que essa faze é passageira... Depois piora!!! IAUHoiuahIOUHA
Serio! Meu pequenino é muito danadinho, mas isso é bobagem diante das preocupações, e conflitos com o pré adolescentes e a adolescente!
Um dia desses, eu estava repreendendo o de 11 (nem me lembro porque) e ele me disse:- ha ha ha! Você nem pode me bater, eu vi na tv! Se você me bater você vai presa!
Meninaaaa... eu sou totalmente contra violência! Mas achei um absurdo, e pedi para ele se retirar da minha presença, antes que eu " o esganasse"... rsrs
Enfim... Os "porquês" são o de menos!
Beijinhos

disse...

...aaaa como eu sou só tia (torta) e muitooo babona, acho lindaaa inclusive a fase do porque!?!?!

Bjs Mari...

Tati Pastorello disse...

hahaha O Bê reduziu nos porquês, mas a coerência é fundamental! Tipo: - Não farei uma festa do Naruto por que é um desenho violento! (explicando a negativa em seu pedido para a festa de 5 anos)
-Mas mãe, Liga da Justiça também tem violência... (tema da festa de 4 anos).
- É, tem filho... engasga, engasga...
Eu me vejo em cada uma...
Adorei. E esta música é maravilhosa. Todas as mães vivem este momento liiiindo! hehe

Lu disse...

Oi Mari, eita fase né...mas depois da fase dos porques, ja aparece outra , é assim né...
Ainda bem que temos essas coisinhas lindinhas e cheios de fases...rsrs
Bjus!!!

♥ Mamãe da Ana Luiza ♥ disse...

Ainnnnnnnnnnn é isso mesmo, porque, pra que! Por enquanto os porques tão tranquilos aqui em casa, ai deixa eu falar baixinho. POis é, daqui a pouco começa outra fase... amém! rsrs
Amiga de que mês sao os meninos?

Nikyta Junqueira disse...

Oi Mari,
Te mandei um email com uma foto da minha filha!
Esqueci de explicar no email que " a gente tava fazendo a maior onda" na foto... rsrs
Beijinhos

Priscila disse...

Oi Mari… estava falando exatamente isso com o Bê essa semana, ser mãe é ter muuuuiiita paciência. A Maria Paula passa o dia todo, isso mesmo, o dia todinho falando atrás da gente… só sossega p/dormir, o que está ficando mais difícil a cada dia, consequentemente, mais horas de porquês!! rsrsrs Chega no fim do dia não tenho mais respostas… ela é muito curiosa, afff!! Se mete nas conversas, dá palpite, preta atenção… em compensação ficamos igual ao dois bobos rindo das coisas que ela fala!! Muito bom!
Beijocas! Pri.

Special' mom disse...

Porque????
Samuel não pergunta seus por ques com a fala, mas expressa sua curiosidade com o olhar!! E dá-lhe interesse e paciência para acompanhar!

bjos amore

Sarah disse...

Nossa Mari, nem me fala dessa fase!! Também acho importantíssima, mas tem hora que as crianças nos encurralam com as perguntas né!! Bento ainda está começando a falar, mas se puxar o pai vai ser super perguntento!!
bjos!
PS: concordo 100% no quesito paciência!

DaniMoreno disse...

Paciência... essa é minha luta diária!!! rsrs
Sempre digo que a cada parto, perdia um pouco de paciência pela placenta!!! rsrs... e foram 4!!! rsrs

Muitas vezes me arrependo de em algum momento ter perdido a paciência... mas, além de mães, tbm somos humanas, né?! Nem sempre dá pra controlar!!!
(apesar das pessoas à minha volta dizerem que sou a pessoa mais paciente que eles já conheceram... será??!!)